Franz Boas e a Antropologia Cultural

05Sep09

Boas foi um dos primeiros a sistematizar e conceituar a moderna cultura. Seu principal trunfo foi entender a cultura como um sistema dinâmico, dotado de influências. Assim, estudou círculos regionais e como cada cultura inferferia na outra. Fez grande escola também na Universidade de Columbia. Foi mentor, por exemplo, de Gilberto Freyre, Ruth Benedict e Margareth Mead. Iniciou a escola de Antropologia denominada "Culturalismo" – que foi propagado por seus estudantes. Foi com os esquimós (inuit) que teve sua primeira pesquisa de campo em Antropologia.

O antropólogo que faria escola era entao físico e, daí, tirou a idéia da singularidade humana individual e cultural da percepção de fenômenos físicos. Fez tratados sobre a água e o som. Ficam, como legado, a idéia de estudar cada cultura de maneira singular, a crítica a uma concepção de cultura universal humana (evolucionismo). Também lutou contra o determinismo geográfico e biológico, colocando a diversidade humana como produto da interação dinâmica do indivíduo e sociedade.

Ajudou a colocar em desuso a superioridade ocidental e todas as teorias daí decorrentes. O principal objetivo era poder abstrair uma teoria que estudasse, por exemplo, como se dá a interação do indivíduo com sua cultura específica, ou seja, a partir do pleno entendimento do que os costumes significam para cada um de seus membros;e, porventura, inferir uma lógica que pudesse chegar a um consenso do que é o humano – ao contrário de comparações valorativas.

Advertisements


No Responses Yet to “Franz Boas e a Antropologia Cultural”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s


%d bloggers like this: